sábado, abril 09, 2011

Debate da Semana #1: Livros Virtuais

Oi pessoal! Como vão vocês? Espero que muito bem :)!
Essa semana eu decidi começar um novo post de discussões e, para o primeiro, decidi escolher um tema que esta gerando bastante polemica:


Livros Virtuais

Para aqueles que não sabem, livros virtuais ou ebooks são os livros que compramos pela Internet e que são instantâneamente, enviados para nossos computadores ou aparelhos especializados para isso. Um exemplo bem famoso é o Kindle da Amazon.com. Muitas lojas possuem essa opção, como a Saraiva, Cultura, Submarino, etc. Eu tenho um desses eletrônicos e muitos livros virtuais nele. Assim, sei muitos de seus prós e contras.


Prós:
1 - Os ebooks são muito legais, principalmente por reduzirem o gasto de papel no mundo, ou seja, não colaboram com o aquecimento global, só por isso acho que deve ser levado em consideração :).
2 - Os livros são baixados instantâneamente, seja para seu aparelho eletrônico ou para seu computador, e isso é um alivio para aquelas pessoas que simplesmente não podem esperá-los chegarem nas loja (eu sou um exemplo, haha).
3 - Os eletrônicos especializados para estes livros são muito confortáveis de ler. Não cansam a vista, e é exatamente como estar lendo à uma página de verdade, só que sem aquela gostosa sensação de poder virar a página :(.
5 - Se você lê livros em inglês, pode comprá-lo antes mesmo de este chegar no Brasil e, como disse antes, ele estará em suas mão 2 minutos depois de clicar no botão de "compre" ;)
6 - Alguns livros são exclusivos desse modelo e, portanto, só pode ser lidos assim. Você deixaria de ler um livro muito legal só porque ele não vem com páginas e capa?
7 - Não paga frete!!! :D

Contras:
1 - Vamos concordar que todos amamos ter nossos queridos livros em nossas mãos e sentir as páginas com os dedos. Isso infelizmente é uma coisa que os livros virtuais não nos dão e, assim, perdemos parte da experiência da leitura.
2 - Se você estiver lendo o livro no computador pode apostar que sua vista irá começar a doer uma hora ou outra. :/
3 - Como são novos, ainda há muitas chances de ocorrer erros na hora da compra ou para receber o livro. Também, podem vir com alguns defeitos na visualização.
4 - Em sites estrangeiros, muitos ebooks não podem ser vendidos internacionalmente de imediato. Então, em algumas condições, não valeria mais a pena esperar chegar logo na loja de sua cidade?
5 - Eles tem o mesmo preço que o livro normal e, em algumas condições, chegam até a ser mais caros que o exemplar original!!
6 - Em alguns sites, a variedade de livros é muito baixa e, achar o livro que se quer ler pode se tornar uma tarefa bem difícil.
7 - O eletrônico de ebooks é o melhor para ler esses livros, que foi criado, especialmente, para isso. Mas o preço pode ser bem caro e algumas lojas, só vendem para seus próprios aparelhos.


Eu confesso que se pudesse, compraria TODOS os livros que leio normais, hahaha. Mas por me importar mais com o conteúdo do que com a capa, compro bastante ebooks quando não posso comprar do outro.

Bom gente, é isso, agora é vocês quem decidem qual é a melhor opção. Deixem um comentário dizendo qual vocês preferem e o por quê :) !


1 comentários:

Beatriz Gosmin disse...

Oii oii!

Adoreei o post!

Bom, eu nunca li um livro em e-book. A sensação de segurar um livro pra mim é essencial na hora da leitura!

Como você disse, o ruim é que vão muitas arvores para isso. (mas há basntantes livros que são de papel reciclado!)

~ bom, o preço de e-book é bem caro como voce falou, então, prefiro esperar uma promoção e comprar um com uma capa linda Wii! õ/

Um tipo que eu adoraria ter a oportunidade de experimentar são os audiobooks. Sempre tiive esta curiosidade! Escutar um livro... Será que é a mesma sensação de ler como: curiosidade, coração acelerado, ansiedade, imaginação, medo, risos, etc?

:D

Beeijos

www.livroseatitudes.blogspot.com

Postar um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Se sim, então por favor o faça!

Eu amo ler todos os comentários, e visitarei o blog de vocês logo em seguida (caso você tenha um).
Só não vamos sair muuuito do tema, ok? hehe
Seus comentários me deixam muito feliz!
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...