terça-feira, março 22, 2011

Delirium


Tradução: Delirios
Autor(a): Lauren Oliver
Editora: HarperCollins
Páginas: 448 (Hardcover)
Data de lançamento: 1 de Fevereiro, 2011
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse: Antes de os cientistas descobrirem a cura, as pessoas pensavam que o amor era uma coisa boa. Eles não entendiam que, uma vez que amor - os delírios - chega em seu sangue, não há como escapar. As coisas são diferentes agora. Os cientistas são capazes de erradicar o amor, e o governo demanda que todos os cidadãos recebam a cura ao completar dezoito anos. Lena Holoway sempre aguardara o dia em que seria curada. Uma vida sem amor é uma vida sem dor: segura, previsível e feliz.
Mas com 95 dias até o seu tratamento, Lena faz o impensável: Ela se apaixona.

"Dizem que a cura para o amor vai me fazer feliz e segura para sempre. E eu sempre acreditei neles. Até agora.
Agora tudo mudou. Agora, eu prefiro estar infectada com o amor, mesmo que seja por um segundo, do que viver cem anos sufocada por uma mentira."

Lena Haloway se sente segura na sociedade em que vive. Desde pequena ela vem aprendendo sobre "Delírios" e como a doença era vista como uma coisa linda e que deveria ser celebrada, antes de os cientistas descobrirem a cura. Agora, a palavra amor é um tabu, e nunca, em nenhuma circuntância, deve ser pronunciada em público. Com 17 anos, ela mal pode esperar pelo dia em que completará 18 e passará pelo procediemento que eliminara qualquer chance de ficar infectada. Ela se sente feliz com os métodos do governo, em escolherem seu futuro marido e sua carreira. Para ela, o governo está sempre certo. Uma das principais coisas que levou a isso foi o fato de sua mãe ter enlouquecido por causa dos delírios. Ela era uma das poucas pessoas que não puderam ser curadas e então quando seu marido morreu, ela ficou "louca" e o governo teve de levá-la embora. Não só isso, a irmã de Lena também fora infectada antes do procedimento, e ela presenciou toda a dor que a separação causou em sua irmã, todos os dias chorando, e não comendo, e isso só passou no dia em que foi curada. Lena tem medo de que se ela ficasse infectada pelo amor, ela ficaria igual a sua mãe ou sua irmã, e daí teriam de levá-la embora também.

Depois da introdução à história, entra Alex. Misterioso, romântico, e o mais importante, curado. Lena (e eu hehe) fica intrigada, e involuntariamente, vai se aproximando cada vez mais dele. Só que o que ela não sabia, é que Alex é um Inválido, que vem da comunidade de fora da cidade onde nenhum dos moradores recebe a cura para os Delírios. Quando ela descobre ela fica com medo e foge dele, obviamente, a última coisa que ela queria era passar pelas mesmas coisas que sua mãe ou sua irmã. Mas Alex insiste, e ela acaba voltado para ele e arriscando tudo em sua vida. Ela começa a duvidar das intenções do governo, e então começa a temer o tão esperado procedimento.

Uma das coisas que eu achei mais legal e interessante da história foi como a autora fez com que os Inválidos fossem iguais à monstros lendários (como vampiros e lobisomens) para as pessoas da cidade. As pessoas acreditavam que eles eram mestres em infecta-los, e tinham truques para fazer com que se apaixonassem por eles. E ao invés de eles chuparem sangue ou comerem seus corpos, eles roubam seu coração.

Lauren cria uma sociedade rígida, onde não exitem opções. O tema foi bastante polémico e me fez involuntariamente refletir sobre a importância de poder tomar as suas próprias decisões, e também o verdadeiro significado de sacrifício. Seu truque foi ter transformado o amor em uma doença com os mesmos sintomas: ansiedade, impulsividade, insónia, falta de apetite, depressões e dores no peito. A história ficou um pouco devagar no meio, mas teve um final imprevisível, onde eu fiquei gritando depois de fechar o livro "COMO ASSIM? E AGORA???".

Nem preciso dizer que estou ansiosa para ler o próximo livro da série, Pandemonium, né?

2 comentários:

Vaanh ~ disse...

Nosso bem louco, né?
Lembra um pouco Feios. O amor é uma droga? aaah, se é! HAUHAUAHUA
já gostei da sinopse: "Mas com 95 dias até o seu tratamento, Lena faz o impensável: Ela se apaixona."

Bem previsivel! HUAHAUHAUHA

Beijos!
xoxo

Ana Perez disse...

@Vaanh ~

Na verdade, a história me lembrou um pouco Destino, da Ally Condie. Toda essa história de o governo determinar tudo na vida dela e tal, mas quando li, vi que tinha pouca coisa em comum...
Realmente, o amor é mesmo uma droga hahahaahaha
beijoos,
Ana

Postar um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Se sim, então por favor o faça!

Eu amo ler todos os comentários, e visitarei o blog de vocês logo em seguida (caso você tenha um).
Só não vamos sair muuuito do tema, ok? hehe
Seus comentários me deixam muito feliz!
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...